This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Historico

A Escola de Educação Básica “Expedicionário Mário Nardelli” de Rio do Oeste teve a seguinte trajetória.
         – Em 1917 as Irmãs Catequistas iniciaram as atividades escolares  dando as primeiras aulas de alfabetização, numa capela de madeira construída pelos pioneiros às margens do Rio Itajaí do Oeste, hoje Rua Manuel Moratelli  próximo à ponte pênsil, isto até o ano de 1945.
         – Com a saída das Irmãs Catequistas de Rio do Oeste, foi construída uma escola, também de madeira, na praça da atual Igreja Matriz, a qual funcionou até 1954 sob o nome de Escola Reunida Profª Maria Gonzaga.
         – De 1949 a 1971 essa escola de 1º ao 5º ano primário ficou sob a direção das Irmãs Missionárias da Consolata.
          – Em 1955 foi construído o Grupo Escolar “Expedicionário Mário Nardelli” (hoje Parque da FEPOL), funcionando ali até 1971 com ensino das séries iniciais (na época do 1º ao 5º ano primário). Recebeu este nome em homenagem a um ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira, nascido em Rio do Oeste, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial e morreu no Monte Castelo na Itália.  A instalação oficial desta escola aconteceu no dia 1º de Agosto de 1956 com a fusão de algumas escolas estaduais isoladas, localizadas próximas à sede da pequena cidade de Rio do Oeste.
          No dia 05 de Abril de 1972 através do Decreto Nº 155, foi criada a Escola Básica “Expedicionário Mário Nardelli”, unificando desta forma o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série da rede estadual na sede do município.
          - De 1972 a 1984 a escola funcionou em três prédios assim distribuídos:
 - Ensino de 1ª a 4ª série no antigo Grupo Escolar (Hoje Parque da FEPOL)
           – Ensino de 5ª e 6ª série (sistema de compra de vagas pelo estado) no antigo Colégio Pio XII de propriedade das Irmãs Missionárias da Consolata (Onde hoje está localizada a E.E.B. “Exp. Mário Nardelli”)
           – Ensino de 7ª e 8ª série no antigo Ginásio Allamano de propriedade dos Padres Missionários da Consolata (Antigo Seminário, atrás da Igreja Matriz).
            Em 1985 o governo do estado adquire os prédios do antigo Colégio Pio XII pertencente às Irmãs Missionárias da Consolata, onde até então o 2º Grau (Ensino Médio) era mantido pela congregação de forma particular. Neste mesmo ano extingue-se o Colégio Pio XII e é criado o ensino de 2º Grau estadual gratuito sob o processo nº 48/85 nos termos da lei nº 7044 com o Curso Técnico em Contabilidade, aprovado pelo parecer nº 149/85 de 02/04/85 e Portaria E 160/85 de 24/04/85. Com isso a escola passa a denominar-se Colégio Estadual “Expedicionário Mário Nardelli”, com Ensino Fundamental e Médio.
         – Em 28 de março de 2000 conforme Portaria E/017/00, passou a designar-se Escola de Educação Básica “Expedicionário Mário Nardelli”.
        A escola responde hoje pela documentação das seguintes escolas extintas:
- Ginásio Pio XII e Colégio Pio XII: Em 1960 as Irmãs Missionárias da Consolata fundaram o Ginásio Pio XII com Ensino de 1º Grau (Fundamental) apenas para meninas. Em 1964 essa escola passou a designar-se Colégio Pio XII em função da implantação do Curso de 2º Grau (Ensino Médio) com o Curso Normal (Magistério). Em 1971 foi implantado o Curso Técnico em Contabilidade e Técnico em Secretariado. Sua primeira diretora e fundadora foi a Irmã Fernanda Delvecchio.
- Seminário São Francisco Xavier: Em 1940 foi fundado o  Seminário São Francisco Xavier com a vinda dos Padres Missionários da Consolata, especialmente Padre Domingos Fiorina, Dionísio Peluso e Afonso Durigon. O Seminário funcionava com sistema de internato e formou centenas de seminaristas no Curso de 1º Grau.
- Ginásio Allamano: Em 1963 foi criado o Ginásio Allamano que funcionava junto com o Seminário São Francisco Xavier. Sua implantação foi em função da necessidade de dar condições aos alunos do sexo masculino de freqüentarem o Ensino de 1º Grau. Seu primeiro diretor foi o Padre José Girardi e seguidos de outros padres como: Salomão Serafim, Genésio Sevegnani.
- Grupo Escolar Expedicionário Mário Nardelli que oferecia do 1º ao 5º ano primário até 1971 e teve como primeira diretora a Irmã Domingas Moratelli.
- Escola Básica “Expedicionário Mário Nardelli” que oferecia de 1ª a 4ª série e 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, tendo como seu primeiro diretor o Professor Benito Ronchi.
- Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli que atualmente conta com um total de 715 alunos. Em 2003 foi implantada a Escola de Período Integral (EPI), atendendo hoje 100 alunos de 1ª a 4ª série.
 A escola possui uma extensão do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Vereador Alfredo Scottini na localidade de Toca Grande município de Rio do Oeste, sendo 2010 o último ano de funcionamento desta modalidade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More